terça-feira, 3 de novembro de 2009

Polidez - Erika Hoth Botelho Sathler

A polidez é vista como uma sub-disciplina da pragmática, mas está relacionada diretamente à sociolinguística e à análise do discurso. Existem várias definições para Polidez. Para Holmes (2006) é uma expressão de preocupação pelos sentimentos de outros, é o lubrificante da sociedade. Brown e Levinson (1987) definem polidez como uma preocupação com a “face” do outro. Eles desenvolvem a ideia de Noções de Face e afirmam que todo interagente possui duas faces e que preservá-las é sempre prioridade mútua em todos os atos de fala: Face positiva – desejo de aprovação e reconhecimento; e Face negativa – desejo de não imposição ou reserva de território pessoal.
Todos os atos que somos levados a produzir na interação são, de alguma forma, “ameaçadores” a uma e/ou à outra face dos interlocutores presentes, chamados de Face Threatening acts, os FTAs, atos de ameaça a face.
Para Brown e Levinson (1987), as diversas estratégias de polidez são importantes nos processos de atenuação dos FTAs, surgindo a polidez, nessa perspectiva, como “um meio de conciliar o desejo mútuo de preservação das faces com o fato de que a maioria dos atos de linguagem são potencialmente ameaçadores de qualquer uma dessas mesmas faces”.

Referências Bibliográficas:
BROWN, P.; LEVINSON, S.; (1987). Politeness: some universals in language usage. Cambrigde: Cambridge University Press.
BROWN, Penelope. (1979). Language, Interaction, and sex roles in a Mayan Community: A study of politeness and the position of women. Brasília: Universidade de Brasília. (Unisersity Microfilms International)
KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine. (2006). Análise da Conversação: princípios e métodos. São Paulo: Parábola.
HOLMES, Janet. (1995). Women, Men and Politeness. New York, Longman.
HOLMES, Janet. (2006). Complimenting: A Positive Politeness Strategy. In: PAULSTON, C. B.; TUCKER, G.R. Sociolinguistics: The Essential readings. Oxforf: Blackwell Publishing.
MEY, Jacob. (1993). 2nd Ed. Pradimatics.Oxforf: Blackell.
OLIVEIRA, Maria do Carmo. (2008). Polidez e Interação. In: Coulthard, C; Cabral, Leonor. Desvendando Discursos: Conceitos Básicos. Florianópolis: Editora da UFSC.
OLIVEIRA, Maria Marly (2007). Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes.
ROSA, Margarete. (1992). Marcadores de atenuação. São Paulo: Contexto.
TANNEN, Deborah (2005). Conversational Style. New York: Oxforf
THOMAS, J. (1995). Meaning in interaction: an introduction to pragmatics. New York: Longman
VIDAL, M. Victoria. Cortesía y relevancia. In: HAVERKATE, H. et al. (1998) La pragmática lingüística del español: recientes desarrollos. Amsterdam: Rodopi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

My Shelfari Bookshelf

Shelfari: Book reviews on your book blog