segunda-feira, 19 de outubro de 2009

ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO

A análise da conversação, ou fala em interação social, termo mais aceito atualmente, segundo Marcushi (2008) iniciou-se na década de 60 na linha da Etnometodologia e da Antropologia Cognitiva. Harvey Sacks, seu precursor, estudou a organização do processo interacional, buscando compreender a organização situacional da ação e os procedimentos. Um dos seus postulados foi que a conversação não era uma atividade caótica quanto aparentava e que as pessoas se organizam socialmente através da fala. Heritage e Atkinson (1984) apud Paul Seedhouse (2004) explicitam que o objetivo central de pesquisas em Análise da Conversa é a descrição e a explicação das competências que os falantes comuns usam e de que se valem para participar de interações inteligíveis e socialmente organizadas, ou seja, descrever os procedimentos por meio dos quais os participantes produzem seus próprios comportamentos e entendimentos e por meio dos quais lidam com o comportamento dos outros. A principal forma de obter esses dados naturalísticos ocorre por meio de gravações das conversas dos participantes em áudio e/ou em vídeo. A transcrição dos dados obedece a uma série de convenções que sinalizam os diferentes aspectos que permearam uma determinada conversa (ou trecho de conversa) naquela hora e naquele local.

Luzuneth Rodrigues Martins

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