quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Definição de Pragmática - Sabrina Lima de Souza Cerqueira

Oi Pessoal!!!
Como vocês sabem, meu trabalho foi sobre pragmática. A professora me pediu para colocar um resumo do que é pragmática, então vou postar aqui um pequeníssimo resumo sobre o tema.
O texto que lemos para a aula sobre pragmática (J. Thomas) diz que pragmática é significado em uso e significado em contexto. Segundo a autora os estudos pragmáticos são aqueles que verificam o processo dinâmico de negociação de significado “travado” entre falante e ouvinte.
Já Morris (1938) define Pragmática como o estudo da relação dos signos e seus intérpretes. O escopo: lidar com todos os fenômenos psicológicos, biológicos e sociológicos que ocorrem no funcionamento dos signos. Os conceitos pragmáticos se constroem na intercessão de princípios teóricos de outros ramos do conhecimento como a Lingüística, Psicologia, Antropologia, Filosofia, Sociologia e Retórica.
Kerbrat-Orecchioni (2005) diz que a pragmática pode ser definida como o estudo da linguagem em ação; definição muito geral, que abre caminho a tipos de investigação muito diferentes (por causa das várias possibilidades de interpretação para o termo linguagem).
Por fim, Levinson (2007), que escreve 36 páginas tentando definir o que é pragmática, dá várias definições para o termo pragmática como: (i) o estudo das relações entre língua e contexto que são gramaticalizadas ou codificadas na estrutura de uma língua (p.11)- está definição relaciona com a estrutura lingüística; (ii)pragmática é o estudo da capacidade dos usuários da língua de emparelhar sentenças com os contextos em que elas seriam adequadas(p.29) - esta definição torna central uma noção de adequação ou felicidade); (iii)é o estudo da dêixis (pelo menos em parte), da implicatura, da pressuposição, dos atos de fala e dos aspectos da estrutura discursiva (p. 32) - essa definição só fornece uma lista dos fenômenos que uma teoria pragmática deve dar conta (iv) pragmática como “significado menos semântica” ou como a contribuição do contexto para a compreensão lingüística (p.37) – essa definição é a que ele diz ser a mais promissora.

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