quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Frames (Enquadres) e Esquemas de Conhecimento

Na abordagem de Bateson (1972), Goffman (1974) e Tannen & Wallat (1998) apud Pereira (2009) enquadre é definido como um conjunto de instruções internalizadas pelos falantes sobre como deverão compreender a mensagem. Quando nos perguntamos: “Qual é o significado do que está acontecendo aqui?”, estamos tentando nos enquadrar numa interação. Bateson (1972) também assinala que qualquer elocução pode ter um significado contrário ao que está explícito no discurso, caso o falante esteja num enquadre de ironia, brincadeira, provocação, entre outros. O que determina a construção de um dado enquadre são os esquemas de conhecimento, os quais representam as expectativas dos interactantes molduradas por um conhecimento anterior (backgrounds), sendo construídos a partir de uma informação pressuposta, que nem sempre é compartilhada por todos. As pessoas identificam os enquadres por meio de metamensagens e pistas linguísticas e paralinguísticas ao relacioná-las com os conhecimentos de mundo que já possuem.

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